Estratégia
Conheça os conceitos de estratégia para administrar sua empresa.
Estratégia...
Sua Faculdade em Destaque MEADME
A tecnologia dos Jogos Empresariais ao seu Alcance.
Vendas
Definição do Posicionamento Estratégico

Sabendo da dificuldade e da limitação de não poder atingir todos os tipos de consumidores existentes, as empresas segmentam o mercado e trabalham em nichos, posicionando dessa forma os seus produtos para obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes, nos segmentos alvo de maior potencial e oportunidade para a organização.

Convém lembrar que posicionar significa ocupar um espaço definido na mente do consumidor e, embora a estratégia de comunicação deva assumir uma posição de destaque, ela só será sustentável se os atributos tangíveis do produto forem coerentes com a imagem comunicada.

Quando você define um posicionamento, está definindo como deseja que o produto, a empresa ou a marca sejam percebidos.

Segundo Porter (1999), estratégia é a criação de uma posição única de valor envolvendo um conjunto de atividades diferentes das dos seus concorrentes, ou das mesmas atividades dos concorrentes, só que realizadas de forma diferente. Porter (1999) alerta para a necessidade de um posicionamento sustentável e único, porque uma estratégia visando apenas “ser superior” tem sido superada pelo trabalho de benchmarking dos concorrentes.

O posicionamento estratégico consiste em selecionar as vantagens competitivas que deverão ser realçadas para construir uma posição, uma proposta única de valor a ser comunicada ao mercado-alvo, para obter sua preferência, ou melhor, a sua fidelidade. A eficácia do posicionamento é medida pelo seu sucesso em ser reconhecido por oferecer mais valor aos clientes através de diferenciações e da sua adequada comunicação ao mercado-alvo.

Produtos fortes e lucrativos produzem organizações fortes e lucrativas. Assim, todas as decisões de posicionamento estratégico requerem muito cuidado da organização. Além disso, o posicionamento adequado é decisivo na determinação do mix de marketing a ser adotado. Por exemplo, a decisão de lançar um produto de luxo implica construir um produto com características de qualidade superior, permite cobrar preços mais elevados e utilizar canais de distribuição sofisticados, além de promoção em veículos de comunicação direcionados aos clientes-alvo.

Fonte:
Baseado no livro Planejamento Estratégico de Marketing, FVG Management, 2006

Nós da MEADME acreditamos na maxima de Aristóteles:
"O que sabemos aprendemos fazendo."